Sem dúvida alguma, o Mercado Livre é uma das maiores vitrines virtuais do mundo. Considerado pioneiro no segmento de marketplaces, é também o maior da América Latina.
O infográfico ao lado apresenta números robustos. Com tantos superlativos, parece que é muito simples colocar seus produtos à venda e começar a lucrar. Mesmo com tanta vantagem, o Mercado Livre requer atenção do vendedor para que o produto tenha visibilidade, seja notado pelo seu público e melhore sua reputação junto à comunidade de compradores.
Para isso, reunimos 5 dicas simples mas fundamentais para que você tenha o melhor desempenho nesse gigante de vendas.
Foto do produto
Se uma imagem vale mais que mil palavras, imagine quando se trata de ecommerce, quando o comprador não tem acesso ao produto real para saber de que material é feito, não pode testar ou provar.
É por este motivo que a foto do seu produto no anúncio, deve ser a mais próxima da realidade, destacando todos os detalhes do item.
– Qualidade da imagem: é de extrema importância que a imagem esteja em alta resolução. Quem pretende comprar o seu produto vai dar um zoom para ver os detalhes.
– Fundo neutro: o fundo da foto precisa ser o mais neutro possível para que o produto seja o destaque da imagem. Evite fundos coloridos, estampados ou outros objetos na foto. O fundo ideal é o branco.
– Iluminação: a luz é fundamental para tirar boas fotos. A luz natural do dia é ótima, mas cuidado com sol e sombras.
Título do anúncio
A imagem fala, mas as palavras são necessárias para a pesquisa dentro do marketplace, pois a filtragem é realizada pela categoria do produto e pelo título que você criou. Daí a importância de utilizar palavras-chave que, de forma bem resumida, representem o produto que você está vendendo e facilitem encontrá-lo na busca.
Para criar o título, repare como a concorrência anuncia produtos semelhantes ao seu, e use como referência mas sem copiar.
Considere utilizar SEO para marketplace, ele pode te ajudar a melhorar o ranqueamento e relevância de seus anúncios.
Descrição
No item “descrição”, quanto mais palavras puderem detalhar o produto visualizado, melhor. A descrição não precisa ser resumida, pelo contrário, todos os detalhes pertinentes sobre o produto como opções de cor, medidas e variações de tamanho, material, voltagem, potência e demais características físicas.
Com todas as informações na descrição, o comprador se sente seguro para decidir mais rápido e realizar a compra. É imprescindível revisar os textos. Erros gramaticais e ortográficos pegam mal!
Preço
Procure ficar atento aos preços dos concorrentes, para garantir que o seu não esteja fora da média. Se você não tem condições de competir através da redução de preço ou frete – ou ainda, oferecer frete grátis, que é uma das vantagens que mais pesa na compra – considere vender kits. Você consegue oferecer um desconto vendendo uma quantidade maior de produtos de uma única vez.
Outra estratégia é usar a urgência que o comprador tem em receber o produto, e garantir a entrega em um curto prazo.
Anúncios pagos
Uma maneira eficiente de garantir a visibilidade e segmentação dos seus produtos é impulsionando suas vendas com os anúncios pagos do Mercado Livre. Com o Mercado Ads, você anuncia seus produtos no marketplace e impulsiona a divulgação deles investindo em mídia externa paga.
O Mercado Livre conhece muito bem os seus clientes, fazendo isso através do comportamento de pesquisa, estilo de vida baseada nas buscas feitas por cada comprador, incluindo produtos preferidos, idade, sexo, localização etc.
Ou seja, ele já faz todo o trabalho de segmentação para os seus anúncios pagos. Você só precisa escolher os produtos certos para anunciar, aqueles que possuem um histórico de vendas muito bom e que tenham bastante estoque.
Por Cristina G Souza
Marketing Shopping de Preços