A princípio, precisamos entender como surgiu esse evento e a importância da Black Friday. A sexta-feira mais esperada do ano é comemorada após o Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Pensando nas datas festivas de final de ano, como o natal e o ano novo, os comerciantes planejaram uma data que se antecipasse a essas comemorações para que os consumidores adiantassem as compras.
Aqui no Brasil, mesmo com a crise econômica que afetou o país durante a pandemia, é um período aguardado por lojistas e consumidores. É um marco para todos os segmentos de vendas. Em 2022, a data da Black Friday será 25 de novembro, mas os lojistas e comerciantes já começaram a se preparar para o maior evento de vendas do ano.
Em 2021, a Black Friday movimentou mais de R$ 4,2 bilhões em vendas. O valor representa um crescimento nominal de 5% em relação a 2022. (fonte: NilsenlQ)
Então, pensando nisso, trouxemos 4 dicas sobre como começar a preparação do seu negócio para o dia mais importante de vendas do ano. Vamos lá?
1. Organize seu estoque
Aumentar o estoque dos seus produtos mais vendidos é um passo muito importante. Mesmo que eles já vendam bastante, a tendência é que haja uma procura ainda maior na Black Friday, especialmente se você der bons descontos.
2. Seja honesto, ofereça promoções claras e reais
Este mundo é dinâmico e veloz. A efetividade do vendedor está em conseguir que o seu cliente seja o maior divulgador do seu trabalho. SEMPRE siga o que foi prometido: cumpra prazos, ofereça preços e qualidade, trabalhe com ética, transparência e busque a excelência.
3. Crie uma jornada completa
A jornada é o caminho que um possível cliente atravessa entre o desejo e a efetuação da compra. Ela surgiu a partir de pesquisas de mercado e estudos de comportamento, identificando, assim, novos motivos que levam o consumidor às compras.
4. Marketing para redes sociais
Através das redes sociais, você pode obter as melhores respostas. Se necessário, pergunte quais produtos os consumidores querem comprar, usando enquetes nos stories ou a caixinha de perguntas no Instagram, por exemplo.
Definitivamente, a importância do evento para as lojas e empresas é enorme, pois representa mais uma oportunidade de aquecer as vendas no ano e gerar lucro. Na verdade, a data comercial tem relevância para a economia, na totalidade. E é uma grande chance para aumentar o faturamento e captar novos clientes.
Por isso, é indispensável pensar na experiência do cliente e trabalhar o seu atendimento bem antes do evento. Esse é o momento de chamar a atenção do público com toda a sua criatividade e criar ótimas promoções.
Assim, a preparação para a Black Friday é a preparação para vender. E vender muito!
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