A Black Friday 2022, que ocorrerá no dia 25 de novembro, é uma excelente oportunidade para vendedores aumentarem suas vendas e consumidores encontrarem boas ofertas.
No comércio eletrônico, a Black Friday se tornou uma data relevante para todos os segmentos do varejo, e não está mais limitada à sexta-feira, possibilitando oferecer promoções e descontos atrativos para ampliar o volume de vendas durante todo o mês.
Este ano, a data tem um diferencial para quem vende itens relacionados a Copa do mundo, que será disputada no Qatar e, considerando que as datas são próximas, é importante aproveitar a Black Week e a Black November, com promoções durante a semana e o mês de novembro respectivamente. Alguns marketplaces como Mercado Livre já possuem estratégias de antecipar descontos para o início de novembro e ambas datas vão de encontro com outra data importante que pode gerar uma antecipação de compras do Natal.
Uma pesquisa realizada pela Nielsen Brasil demonstrou que 54% das pessoas fãs do futebol vão começar a juntar dinheiro para a Black Friday e, dentre elas, 56% ganham entre 2 e 4 salários mínimos.
Há uma tendência de venda de produtos de categorias com ticket médio mais alto, ou seja, produtos de maior valor de compra, como: eletrodomésticos, televisores, máquinas de lavar, celulares e tablets. Aparelhos de televisão devem ter o maior volume de compras assim como em anos anteriores.
Um outro dado essencial para impulsionar as campanhas de marketing de seus anúncios é entender o público de consumo, e a pesquisa também fez alguns questionamentos que podem auxiliar a focar no público certo.
Esta pesquisa foi realizada em julho e respondida por 2 mil pessoas que utilizam a internet, sendo 53% do sexo feminino e 47% do sexo masculino, de todas as regiões do país e diversas faixas etárias. Confira abaixo informações levantadas pelo estudo.
Com quem as pessoas pretendem assistir aos jogos da Copa?
Minha família: 86%
Meus amigos: 41%
Sozinho: 14%
Colegas de trabalho: 13%
Segundo o levantamento, 78% das pessoas que pretendem assistir aos jogos com a família têm menos de 45 anos e 43% desse total, têm filhos em idade pré-escolar e ensino médio.
Onde as pessoas pretendem assistir aos jogos da Copa?
Na minha casa: 87%
Casa de amigos ou família: 43%
Bar ou restaurante: 19%
No estádio: 2%
53% das pessoas que pretendem assistir aos jogos em casa são casadas ou moram com o parceiro e 55% deste público tem entre 25 e 44 anos.
Publicidade na Copa
De acordo com a pesquisa, sete a cada dez brasileiros participariam de publicidade durante os jogos da Copa do Qatar.
75% participariam por promoções via cupons;
55% por meio de desconto via QR Code;
40% via acesso antecipado a produtos.
Além disso, 81% dos brasileiros disseram que já utilizaram QR Code para fazer compras e 53% das pessoas escaneiam QR Codes que aparecem em suas telas.
Planeje suas ações e estratégias para se destacar e potencializar seus resultados diante dessa oportunidade de vendas proporcionada por estes dois grandes eventos.