Dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock, mas o “Mundial” no nome é invenção do brasileiro.
A oriente da data é de 1985, mas a celebração desse dia passou a ser apenas na década de 90 a data não é comemorada em nenhum outro local do mundo.
A data marca a realização do Live Aid, festival que visava levantar fundos e combate à fome em países da África, o evento realizado simultaneamente no Estados Unidos e no Reino Unido e foi organizado por Bob Geldof (fundador da banda Boomtown Rats de punk).
Os palcos ficavam no estádio de Wembley, em Londres, Inglaterra, e no estádio John F. Kennedy, na Filadélfia, Estados Unidos. As apresentações foram transmitidas pela TV para o mundo todo, o evento contou com um dos momentos mais marcantes do Rock a apresentação do Quenn e a performance do Freddie Mercury que é considerada pelos fãs uma das melhores apresentações da banda, o evento foi assistido por 2 bilhões em todo o mundo pela televisão e 72 mil pessoas estavam presentes.
Em 2018 houve uma queda nas vendas de guitarras em 80% e empresas como Fender e Gibson principais marcas de instrumentos no mundo passando por problemas financeiros em decorrência da queda da popularidade do rock, no Brasil o problema tem um fator a mais a alta do dólar, já que a imensa maioria das guitarras aqui são importadas e até mesmo as marcas nacionais montam fábricas no exterior, mas com a pandemia o número das vendas de instrumentos musicais e equipamentos de gravação aumentaram de acordo com dados da MusicTrades, os varejistas registraram US$ 8,9 bilhões em vendas em 2021 um aumento de 22% inclusive impulsionando e fazendo com que a Gibson Brands se reerguesse.
Uma outra pesquisa encomendada pela Moonney revelou que 50% de todas as compras de guitarras foram feitas por iniciantes e que 50% deles eram mulheres, a pesquisa ainda mostrou que 90% dos guitarristas iniciantes abandonam o instrumento ainda no primeiro ano, mas os que persistem gastam na média US$ 10.000,00 em equipamentos durante suas vidas (cubos, pedaleiras e outras guitarras entre outros acessórios).
Um ponto importante nesse segmento é durabilidade dos equipamentos onde a recorrência ocorre normalmente para um captador melhor, acessórios complementares e um canal de venda que deve ser explorado é sempre o setor religioso onde o consumo de guitarras, contra baixo e baterias são recorrentes e aonde ainda existe grande influência do rock cristão sendo referências bandas como Oficina G3 e Rosa de Saron.
E o Rock Nacional infelizmente não foi produzido nada depois da fase emocore (sim classificado como rock), exceto a banda Malta que gerou uma esperança ao ser impulsionada por uma mídia na época, mas desde então infelizmente com o pensamento de que se tem uma cultura que impulsiona outro estilo musical, afinal cada geração vai ser refletida na música que mais se toca no cotidiano assim como foi o pagode na década de 90 que impulsionou a venda de cavaquinho e percussão, e na década de 80 e 90 onde tivemos Cazuza e o Barão Vermelho, os Titãs, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Capital Inicial entre outras bandas que marcaram citando aqui ainda Charlie Brown Jr e em um nível mais “virtuoso” Sepultura e Angra.
Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site. Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em configurações.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.